top of page

História

A Associação das Letras é uma instituição privada sem fins lucrativos, fundada em 18 de maio de 2012.

A missão da Associação das Letras é: “Fomentar o desenvolvimento literário, por meio da criação, produção e divulgação da literatura; promover o intercâmbio entre escritores e o incentivo à leitura.”

A entidade é regida por Estatuto Social, o qual prevê uma diretoria composta por presidente, vice-presidente, primeiro tesoureiro, segundo tesoureiro, secretário, segundo secretário, diretor de comunicação, diretor de projetos e diretor de patrimônio, além de um conselho fiscal.

Desde a sua fundação, centenas de trabalhos textuais dos associados – contos, crônicas, poemas e prosas poéticas – já foram publicados coletivamente e, em muitos casos, escritores já estrearam na publicação de seus livros autorais.

A Associação das Letras investe no coletivo, sempre com novos projetos para obras literárias. Já publicou diversos livros com títulos variados, como as antologias: “Saganossa” (2014), “Saganossa – Outras histórias” (2015), “Rede das Letras” (2015),“Janela das Letras” (2016) e “Viagem das Letras” (2017). Da série Miniantologia “Letras Associadas”, os volumes 1 e 2 (2015); volumes 3 e 4 (2016), volume 5 (2018), volume 6 (2019) e volume 7 (2022). Todas as publicações foram realizadas de maneira cooperada entre os escritores associados e a entidade.

Anualmente, a Associação das Letras organiza e realiza o Encontro Catarinense de Escritores e Leitores. Até 2023  já aconteceram 11 eventos, sempre com convidados de expressão no cenário literário para compartilhar suas experiências, visando, além do incentivo, agregar conhecimento para o crescimento dos participantes no fazer da escrita.

Entre outras ações, destacam-se a organização de oficinas, vivencias literárias e a importante interação com a comunidade, levando a literatura para as escolas, praças, livrarias e nos mais variados locais, possíveis, para promover um encontro salutar, visando sempre a difusão literária no melhor contexto para a sociedade.

bottom of page